Tecnologia:

domingo, 11 de abril de 2010

Jim Jamursh





A primeira vez que vi Jim Jamursh foi na minha adolescência, em um filme indie americano que em terras tupiniquins ganhou o nome de Sem Folego, continuação do aclamado Cortina de Fumaça. Todo roteiro do filme gira em torno da tabacaria em que Auggie(Harvey Keitel) trabalha. Além de Jamursh, Lou Reed, Madonna e Michael J. Fox dão a graça nesta pequena pérola do cinema independente norte-americano. O fato é que quando assisti nem imaginava o quanto ficaria fascinado com a obra do diretor, fui realmente ver um filme de Jim anos depois, quando peguei emprestado uma Vhs de Down By Law. Foi a partir deste filme de 1986 que se abriu um universo para mim, foi nesta película que me deparei com Tom Waits, John Lurie e o genial Roberto Benigni, e ali estava o gancho para que eu pudesse ir atrás de Permanent Vacation, Estranhos no Paraíso, Dead Man, Night On Earth, Mystery Train entre outros. O universo de Jamursh é o do cinema realista com um toque de humor nonsense e com pitadas de nilismo que fazem dele um dos diretores mais cultuados de todos os tempos.

3 comentários:

josé da silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
josé da silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
josé da silva disse...

Down By Lawn ... ser livre é correr perigo, se perder nos pântamos do real e seguir ... sad and beautiful ... entre screams and icecreams!