Tecnologia:

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Não sou Brasileiro, não sou estrangeiro....


Hoje a caminho do trabalho entrei em uma indagação, nasci e cresci aqui no Brasil, mas o que um cidadão brasileiro, da minha idade-nascido em 81- tem de realmente de tupiniquim? No momento da iluminação, estava lendo um livro de um escritor"paki" -filho de um paquistânes com uma inglesa- e ouvindo um disco de um cantor paquistânes,remixado por um italiano especializado em uma vertente do mais famoso ritmo jamaicano. Tudo isso a caminho do meu trabalho em uma empresa de origem francesa, com certas peças de roupas de uma famosa empresa esportiva alemã.Repararam na miscelânea de culturas apresentadas em um só parágrafo?
Na mesma semana fui a uma exposição, sobre cultura brasileira no Centro Cultural Banco do Brasil, e foi possível reparar no que eu tenho de mais brasileiro: As lembranças. Foi na tal exposição que me deparei com obras que me remeteram ao passado , de histórias contadas por minha vó, sobre caipiras, colchas de retalhos, quadros sobre futebol, músicas regionais, enfim, toda nossa diversidade.
E é essa nossa diversidade que pode ser o nosso diferencial nesse novo mundo globalizado, novo na questão da intensidade e rapidez, que este processo ocorre, pois no fundo sempre fomos de lugar nenhum.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Q-Tip - Renaissance







Caros amigos, comemorem! os tempos das trevas no hip-hop chegou ao fim. E o portador da boa nova, não poderia deixar de ser outra pessoa se não Q-tip, um dos artistas mais importantes do gênero. Foi a partir dele e de sua famosa ex banda(Tribe Called Quest), juntamente com os "Native Tongues", que o Hip-hop recebeu doses cavalares de criatividade e originalidade na virada do anos 80 para os 90.
Agora após anos do reinado do bling-bling, eis que surge "Renaissance", disco redentor e porque não salvador de um gênero que em minha opinião, já estava agonizando em praça pública a procura de jóias, carrões e "bitchs". Se considerarmos que o último grande disco de rap dos últimos anos,foi "Speakerboxx/The Love Below" temos que retornar até 2003, quando o Outkast lançou o ambicioso trabalho.
Renaissance contém todo o clima cool/jazzy que consagrou a Tribe, podemos assim dizer, que o trabalho não tem nada de revolucionário, porém esse não é o intuito, Q-tip já mostrou o caminho a muito tempo e é por aqui que o rapper nos convida a passear e encontrar deliciosas surpresas como Gettin’ Up, You, Beliefe com D'angelo nos vocais, ManWomanBoogie e Life is Betta com participação da queridinha Norah Jones.
Com este trabalho o rapper prova que o "Caminho do Bem" nunca esteve tão em voga, seja para o hip-hop, seja para a vida em geral, Life is Betta....


Ps: O nome de Q-tip se relaciona com Dee Lite, De La Soul, Mos Def, Dj Shadow,Norah Jones entre outros.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Ausência(As melhores músicas dos últimos tempos da última semana 3)

Um mês sem postar, devido a massacrantes trabalhos na faculdade e também falta de inspiração!!!

Segue as cinco faixas desta semana(miscelânea total)

01-China-Canção
02-3 na Massa-Tatuí
03-The Cure-The Walk
04-Menaham Street Band-The Contender
05-War-Outlaw